quinta-feira, junho 28, 2007

Racionamento de gasolina causa violentos distúrbios em Teerão

Noticia de hoje do DN Online que dá conta das confusões que se andam a passar na freguesia da Cova do Petróleo.

Aumentou o preço e foi imposta uma quota na compra de combustível A entrada em vigor da segunda fase de um plano de racionamento de gasolina no Irão originou ontem ataques a várias bombas em Teerão e críticas ao Presidente Mahmoud Ahmadinejad, visto como responsável pela decisão.

As medidas agora em vigor atribuem cem litros de gasolina a cada automobilista por mês, durante um período de quatro meses, prolongável por mais dois. Não está prevista a compra de combustível para além desta quota.



Realmente a coisa parece que está quente, a gasolina deve andar mais cara do que uma loira, pois nunca se vê coisas destas pelo preço das mulheres no irão. Quanto será que custa?

As medidas visam a redução do nível dos subsídios à gasolina, que custa o equivalente a oito cêntimos o litro, e a diminuição das importações. Apesar de quarto produtor mundial, o Irão tem de importar 40% da gasolina que consome, devido à falta de capacidade de refinação. Este é um dos argumentos de Teerão para de-senvolver o programa nuclear, que os EUA acusam de possuir uma vertente militar.

Macacadas à parte, fiquei curioso para saber se é muito cara a gasolina no Irão, pois não acredito que os 8 cêntimos sejam já à proporção. Isto claro de uma forma muito redonda e pouco exacta que não sou especialista em calculo financeiro.

Ao que parece em 1999, o salário mínimo era 350,000 "rials", é possível que já tenha descido com todos estes fundamentalismos, e um euro equivale a 12500 "rials", ou 1250 "toman". Ou seja o pessoal no Irão recebia 28 euros por mês, nada mal, e paga 8 cêntimos por litro, 0,3% do ordenado. Em Portugal recebemos 403 euros e pagamos 1 euro e 20 cêntimos. 0,3%.

Ainda bem que não sei fazer contas e que não conheço a cultura iraniana para poder perceber se isto é verdade. Fico muito mais descansado por perceber que quem anda a mandar na tasca é mais sabedor do que eu, pois com as minhas conclusões, fiquei com a ideia que também devíamos andar a fazer qualquer coisa, pois isto da globalização tem estas vantagens de podermos copiar os grandes exemplos que vêm dos outros países.

Sem comentários: