domingo, julho 15, 2007

Democracia qb e ao gosto de cada um

Que a democracia é uma chatice para o poder já sabemos. A Liberdade de expressão tem de ser respeitada pelo poder em maior ou menor quantidade, a sua qualidade de estrela da democracia dá-lhe este luxo. Infelizmente a liberdade de pensamento qual gata borralheira já não tem a mesma sorte, mas apesar dos ataques que ambas vão sofrendo, compreendo o porquê. Faz todo o sentido que o poder se proteja.

Não consigo compreender é quando são pessoas, aparentemente independentes, a dizerem que umas eleições com muitos candidatos "fantasma" são prejudiciais para a democracia. Candidato "fantasma", segundo os mesmos, é aquele que concorre só para aparecer e comer qualquer coisa. Ora a aventesma do PS não compadece do mesmo mal anti-democrático? Ou alguém acredita que é por um gesto de boa vontade que saiu do governo para ir para a CML? Isto faz-me profunda confusão, como é que alguém independente, em principio repito, pode defender um estrangulamento do espectro partidário como sendo positivo para a democracia. Só consigo ver "O interesse" neste tipo de comentários, não acredito que um comentador de tv possa acreditar mesmo nisto, por isso resta a possibilidade de pertencer ao PS. E é nestas coisas que as pessoas são levadas a acreditar no "bicho papão", enquanto os outros comem descansados às escondidas.

Em outra análise, diziam que a abstenção está a crescer em todos os países europeus, o que não é verdade no caso francês. Com a ressalva de depois ter dito, a respeito de outra coisa, que o aparecimento de partidos anti-sistema não é bom para a democracia, como que querendo desculpar-se inconscientemente do erro anteriormente cometido. Pois eu penso de forma contrária, os partidos anti-sistema nem que sejam para levar as pessoas a irem votar, são positivos para a democracia, e que porra, se não quiserem ir votar os ortodoxamente pensantes, deixem então para os outros, pois é isso mesmo que não ir votar representa.

O que não é bom para a democracia é as pessoas que não têm tacho, votarem naqueles que fazem com que tenham uma vida desgraçada, para dar aquilo que era seu e os lugares que deviam ocupar com as suas habilitações, a pessoas menos qualificadas, que fazem parte do partido do "SISTEMA(PS)", e que são favorecidas nos concursos aos lugares públicos. Por isso se quem tem tacho tem razão em defender o seu, o que não é democrático é quem não tem tacho, votar também. Isso só pode querer dizer uma coisa, é que quem se queixa e depois vota PS não é muito inteligente. Por isso é perfeitamente saudável a existência de partidos anti-sistema. E antes do 25 de Abril ia-se para a cadeia pelo que se dizia? A agora não se vai? Antes do 25 de Abril a culpa não era do Salazar mas dos Filhosdaputa dos GNR e dos Pides que ainda andam por aí. A tolerância hoje em dia é a mesma, tirando o facto de que não existe um autoritarismo das policias tão exacerbado, chegando mesmo a ser o contrário, o estado tem menos força por isso é que não vou preso por dizer isto, e claro porque não sou ninguém, porque se fosse, a história era outra. É isto que muita boa gente de esquerda não gosta de ouvir, é que a haver uma nova ditadura, ela será uma ditadura de esquerda, e quero ver os meninos do bloco de esquerda a protestar contra isto, a dizer que são os fascistas da direita. Fascistas só de esquerda pelos vistos.

Bem-vindos ao século XXI. O poder fascista como gostam de dizer é coisa da esquerda, e o socialismo só mesmo na direita.

Comentários da Sic Notícias, um canal que realmente já me pareceu bem melhor no que toca à qualidade jornalística, ao contrário da ideia de que a Sic é a única televisão livre do sistema.

Sem comentários: