domingo, maio 18, 2008

Tropa de Elite

Finalmente acabei por ver a Tropa de Elite, estava um bocado reticente devido ao preconceito que tenho destes filmes que retratam as favelas e as covas da moura, porque normalmente dão a coisa sempre da perspectiva do "thug", mas devo confessar que fiquei surpreendido pela positiva no que à componente ficcional do filme diz respeito, já que quanto ao retrato da realidade não tenho opinião por desconhecer por completo essa realidade, mas acredito que o filme não ande muito longe dela.

Gostei particular-me da ideia que é referida de que "guerra é guerra" e "missão dada é missão cumprida", que basicamente têm como objectivo libertar os militares dos complexos moralistas com que a nossa sociedade nos últimos anos lhes têm bombardeado. Deixemos as discussões para os políticos e filósofos e a guerra para os militares. Também fica implícito que a guerra é o preço da liberdade. Também retrata a classe média alta, a classe da consciência social, mas peca por não fazer distinções, querendo como que se limpar dos seus pecados, por viver abastadamente, ajudando os pobres (deviam pensar nisso é quando defendem os liberalismos e a redução dos seus impostos).

É bom ver que do outro lado do atlântico, de onde normalmente só nos chegam exemplos da forçada integração social, que serve de perniciosa desculpa se proceder a uma erradicação do bem estar das populações, desta vez chega um exemplo de épico heroísmo que pode ajudar ao renascer do imaginário guerreiro dos europeus.

1 comentário:

Anónimo disse...

eu goste de tropa de elite na cara nao na cara nao por sinao vai estraga o velorio boa sorte